Plano de Saúde

Modelo de Petição Revisional - Plano de Saúde Coletivo:

Os Planos de Saúde vêm impondo  majoração abusiva  aos idosos-consumidores, por mudança de faixa etária,  sinistralidade. Além das diver...

sexta-feira, 17 de abril de 2015

FIES – um videogame impossível





Eis que continuamos na interminável seara do financiamento do ensino de graduação prometido pelo MEC - o FIES.
Agora, faltando poucos dias para o prazo final do cadastramento de novos contratos para o primeiro semestre de 2015, já não mais surge de imediato, quando da tentativa de confirmação do sonhado financiamento educacional, no site do MEC, a mensagem: “ERRO (M321), se referindo ao esgotamento das cotas para determinada Instituição de ensino.
Durante os últimos dias nos deparamos com a incapacidade dos estudantes em copiar o código de verificação corretamente, gerando o erro: “código de verificação de imagem não confere”.
Transporta-se aos estudantes a incapacidade para efetuar tal comando, reportando ao já massacrado estudante a responsabilidade por não ter auferido o direito ao custeio de sua educação superior.
O estudante pode até ter conseguido uma excelente pontuação no ENEM e ter escolhido um curso nota 5, em uma Instituição que, também, está entre as melhores do Brasil.
Não importa! Ele não é capaz de reproduzir os quatro caracteres, entre números e letras, em um quadradinho no fim da página. A explicação dos que detém o poder é a de sobrecarga do sistema pelo numero de acessos.
Por definição, sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Então, se ele não suporta os acessos por um período tão largo quanto o que já dura o procedimento cadastral do financiamento, temos a descaracterização do termo. Falta a organização.
Assim é que entendo, devido à quantidade de vezes em que vários estudantes tentaram apenas entrar no cadastro já realizado desde que a plataforma foi disponibilizada.
Enfim, a culpa é do estudante. Ele comete erro ao digitar o seu próprio CPF; erra também a sua senha; é incapaz de copiar os caracteres do código de verificação e, quando após intermináveis horas jogando um jogo impossível, demonstra sua maestria no comando do teclado do computador e consegue chegar à sétima fase do videogame, ou melhor, no passo 7 do cadastramento, é barrado, novamente, pelo erro m321.
Nenhum jogo eletrônico, ao menos que eu tenha conhecimento, muda suas regras ao longo do caminho. Entretanto, pode-se perder o jogo por falta de habilidade do jogador dentro das regras pré-estabelecidas.
Mas não é o que ocorre com o jogo do FIES 2015.1. O numero telefônico 0800616161, que é o canal de atendimento ao estudante que busca o FIES, reputou o infortúnio dos estudantes na confirmação do cadastro aos navegadores de internet utilizados por estes, sugerindo um em detrimento de outros.
As desculpas oferecidas pelo governo não convencem, não justificam, falta razoabilidade, fere o que foi divulgado antes do jogo (propaganda enganosa art.37 do CDC, o § 3).
Em conclusão, tenho que me reportar ao texto que escrevi e divulguei no JusBrasil [1]: “temos mais uma vez o estudante sendo lesado no seu direito à educação. Como já não fosse suficiente a caótica administração e oferta de qualidade do ensino brasileiro, estamos diante do cerceamento da oportunidade de melhoria daqueles que, de forma heróica, conseguiram concluir o ensino médio e tentam prosseguir no aperfeiçoamento da aprendizagem, para no futuro poder contribuir para uma nação melhor”, agora também pela inabilidade do estudante em vencer o videogame FIES, instalado em uma plataforma que carece do item vital para se definir como “sistema”, a organização, tornando-se um videogame impossível.
[1] FIES – ERRO (M321) - O limite de financiamento disponibilizado para as faculdades está esgotado?
http://rosaury.jusbrasil.com.br/